(65) 99800 6248
Segunda a Sexta - das 9:00hrs às 22:30hrs
(65) 99800 6248
Segunda a Sexta - das 9:00hrs às 22:30hrs
Coord. Prof° Esp. Rodney Gaspar Pereira
e-mail:coordsis@fidedu.com.br
currículo: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4230367Z3
Habilitação
Curso de Bacharelado em Sistema de Informação
Titulação
Bacharel em Sistema de Informação
Autorização
Implantação
Reconhecimento
Carga horária
Carga Horária Total do Curso: 3.300 horas
Duração
Período de funcionamento
NOTURNO
OBJETIVO DO CURSO
Consentâneo a essas premissas, a FID opta por oferecer a sua comunidade de referência curso de Sistemas de Informação cujo principal objetivo se coloca em formar profissionais cidadãos empreendedores, conhecedores e seguidores dos padrões éticos e morais da profissão, assegurando-lhes as competências tecnológicas, de gestão e humanas necessárias para analisar, projetar, desenvolver, implantar e gerenciar modelos informatizados de automação corporativa, apoiados em conceitos, metodologias e ferramentas da área de sistemas de informação, de administração e campos suplementares.
Concebido e estruturado com base nesses pressupostos, o curso de SI dotará seus egressos, sem dúvida, da indispensável instrumentação para atuarem em ambientes competitivos e dinâmicos em concordância com a evolução da área de computação e informática e suas aplicações em benefício da sociedade. Em síntese, poder-se-ia dizer que o Curso busca preparar um profissional que trabalhe com sistemas de informação nas dimensões tecnológica, organizacional e humana, visando à automação dos processos nas organizações de maneira a racionalizar o uso de recursos e melhorar a tomada de decisão, o controle de custos e a qualidade dos serviços, vindo ao encontro dos anseios de bem estar da sociedade.
PERFIL DO CURSO
É cabível definir sistemas de informação como uma combinação de recursos humanos e computacionais onde se inter-relacionam os processos de coleta, armazenamento, recuperação, distribuição e o uso de dados para o alcance de eficiência gerencial (planejamento, controle, comunicação e tomada de decisão) nas organizações Desde essa perspectiva, pode-se afirmar que os sistemas de informação são, por acréscimo, sistemas sociais compostos de tecnologia que demandam investimentos intelectuais, organizacionais e da própria sociedade para fazê-los operativos.
Nessa linha de raciocínio, a composição curricular contempla o crescimento profissional e humano dos educandos, preparando-os para o uso das tecnologias da informação e comunicação em nichos de mercado claramente definidos e cuja demanda lhes garanta espaço e remuneração consequentes, sempre tendo-se em mente que o conceito de cidadania certamente não se esgota na capacidade única de o indivíduo acompanhar ou satisfazer as demandas mercadológicas.
No que diz respeito ao profissional da FID, haverá ele de fazer jus a um perfil definido mediante requisitos, competências e habilidades. Os requisitos dizem respeito àquelas características gerais das quais o egresso da área precisará da ciência. A competência alude aos conteúdos que o formando deverá dominar para desempenhar determinadas atividades profissionais. As habilidades definem capacidades cognitivas e práticas que agregam valor ao desempenho profissional.
CAMPO DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL
Em razão de integrar conhecimentos técnicos e científicos da ciência da computação, de administração e negócios, além de exigir embasamento matemático e estatístico, a formação do bacharel de SI faculta o envolvimento do egresso em diversos segmentos ocupacionais, podendo vir a exercer atividades relacionadas a diagnóstico, planejamento, implementação, acompanhamento, avaliação e manutenção de sistemas informatizados e da infraestrutura que os suporta, como já mencionado.
Ou por outras palavras e no que se refere mais precisamente à atuação no mercado de trabalho, o perfil profissional, como descrito anteriormente, capacita o egresso para:
A condição de poder vir a assumir cargos e funções de Analista de Gestão de Informação; Analista de Tecnologia de Informação; Projetista de Sistema; Administrador de Dados; Consultor de tecnologia da informação, de sistemas de informação, de gestão da informação e comércio eletrônico; Pesquisador e docente na área de computação e informática; Gerente de sistemas, de Centro de Processamento de Dados, de departamento de informática, entre outros.
Nessa perspectiva, o curso de Sistemas de Informação da FID oferece aos seus bacharéis a possibilidade de trabalhar em empresas usuárias de informática e empresas prestadoras de serviços, universidades, grupos bancários, financeiros e industriais, empresas do poder público (federal, estadual e municipal), instituições de pesquisa e em atividades de docência.
VOCAÇÃO
A vocação da instituição está voltada para o atendimento do aluno residente no médio norte de Mato Grosso, atuando de maneira a atender o Plano de Desenvolvimento da Educação, em específico o da Educação Superior, ampliando a oferta no Ensino Superior com qualidade e eficiência e aproximar um pouco mais o Brasil da meta do Plano Nacional de Educação, ou seja, em 2012, 40% dos jovens brasileiros de 18 a 24 anos estarão matriculados no Ensino Superior.
A FID no contexto acadêmico pretende atuar dentro de uma ótica competitiva, buscando a maximização na utilização dos recursos logísticos, materiais e humanos, com o compromisso de corresponder à demanda da sociedade e a satisfação dos clientes em seus requisitos básicos. Alinhada com a política educacional adotada no país, a FID buscará, de forma sistemática, adaptar-se às transformações do contexto econômico e social, contribuindo para o desenvolvimento do Estado e do País.
Contato: coordsis@fidedu.com.br